Gestão

Como desenvolver as hard skills e soft skills na sua agência?

Quer saber como você pode desenvolver hard skills e soft skills no seu time de forma prática? Vem que eu te explico!

· 4 min leitura >
hard skills e soft skills

Saber como desenvolver as habilidades e competências do seu time é o primeiro passo para criar um negócio sustentável e de alto desempenho. E para isso, você deve iniciar conhecendo os principais conceitos da gestão de pessoas, como as hard skills e soft skills.

Porém, saber como identificar e definir as melhores hard skills e soft skills para uma equipe nem sempre é uma tarefa simples.

E como você pode fazer isso de forma prática?

Neste post eu vou te mostrar o que são as hard skills e soft skills e como você pode definir e desenvolver as competências ideais para o seu time.

Vamos lá!

O que são hard skills e soft skills?

Quando falamos em competências, estamos nos referindo aos:

  • Conhecimentos (“saber saber”);
  • Habilidades (“saber fazer”);
  • Atitudes (“querer fazer”).

Assim, essas competências podem ser divididas em dois grupos: as hard skills e soft skills.

As hard skills são as competências técnicas, que podem ser facilmente mensuradas. Dessa forma, elas são habilidades teóricas que podem ser adquiridas pelo colaborador através de:

  • Cursos;
  • Treinamentos;
  • Mestrados e doutorados;
  • Capacitações e aperfeiçoamentos.

Já as soft skills são as habilidades relacionadas ao comportamento dos colaboradores, que fazem parte do seu perfil e que não podem ser mensuradas com facilidade. Afinal, o comportamento faz parte do dia a dia e pode mudar de acordo com as situações.

Algumas soft skills comuns:

  • Comunicação interpessoal;
  • Persuasão;
  • Proatividade;
  • Senso de liderança;
  • Capacidade analítica.

E aí vem a pergunta: qual delas é a mais importante?

E eu já te digo que essa resposta não existe. Para explicar, eu proponho esta reflexão:

Na sua empresa, é melhor ter um colaborador que tem muito conhecimento, mas não sabe se relacionar, ou um que sabe como se comportar, mas não tem o conhecimento necessário para o cargo?

Quando você escolhe o conhecimento, você deixa o clima e os relacionamentos de lado. Já quando você valoriza apenas o comportamento, a qualidade das entregas da empresa acabam caindo.

Assim, o ideal é que as hard skills e soft skills tenham o mesmo peso num processo de avaliação.

Como identificar as melhores hard skills e soft skills para o seu time?

Após compreender o que são as hard skills e soft skills e antes de querer saber como desenvolvê-las no seu time, primeiro você precisa saber como identificar as competências ideias para a equipe.

Sabe porquê?

Não adianta dizer que a sua empresa precisa formar uma equipe de alta performance, se você não define quais os critérios e características principais desse time.

Isso porque o que você define como alta performance pode ser caracterizado de formas variadas em outras empresas. Afinal, cada negócio possui uma necessidade específica que precisa ser atendida.

Assim, existem três pontos principais que você deve avaliar para identificar as melhores hard skills e soft skills.

1.    Ramo de atuação da empresa

O primeiro deles é o ramo de atuação da sua empresa.

Nós sabemos que existem empresas com diferentes perfis num mesmo mercado.

Porém, ao definir quais as hard skills e soft skills essenciais para o seu time, você não deve voltar o seu olhar apenas para dentro do negócio, mas também entender como o mercado está funcionando e do que a empresa e seus colaboradores precisariam para ter um bom desempenho.

Assim, algumas perguntas podem ser feitas:

  • Quais as principais características deste mercado?
  • Se eu precisasse formar um time do zero, quais competências seriam essenciais?
  • Quais as características das empresas que já atuam neste ramo e apresentam bons resultados?

2.    Cultura

Analisando o ambiente externo, chegou a hora de estudar a cultura da empresa, um ponto que impacta especialmente na definição das soft skills.

Este ponto serve tanto para negócios que já tem um histórico de atuação quanto para empresas que estão iniciando as atividades.

Por isso, essa análise deve ser feita pensando tanto em como a sua empresa funciona e se comporta hoje, como em como vocês gostariam de ser percebidos e as possíveis mudanças a serem implantadas.

Isso acontece porque a cultura é um elemento mutável, e ela varia de acordo com as características e competências das pessoas e formam o time.

Para isso, você pode avaliar três pontos essenciais em toda cultura:

  • Missão;
  • Visão;
  • Valores.

Essas são as diretrizes estratégicas do negócio. E se você quiser saber mais sobre isso, dá uma olhada nesse artigo sobre planejamento estratégico.

3.    Cargo

Por fim, você deve analisar o que cada cargo precisa e quais as competências necessárias para o desempenho da atividade.

E é aqui que muitos empreendedores e gestores acabam errando!

Existe uma coisa que as pessoas precisam entender: assim como as empresas são diferentes, as necessidades de um cargo também variam.

Por exemplo, mesmo que uma função de analista financeiro tenha as mesmas responsabilidades e tarefas em diversos negócios, a cultura, ferramentas operacionais e modelo de atuação podem exigir que este cargo tenha hard skills e soft skills diferentes.

Assim, você deve estudar como os cargos da sua empresa funcionam e quais as competências essenciais, partindo da descrição de cargo.

Para deixar esse modelo mais claro, eu vou usar o exemplo da HeroSpark.

No culture code, nós definimos que cada pessoa do nosso time é um super-herói.

Por isso, quando iniciamos um processo seletivo para selecionar um novo colaborador, usamos esses três pontos para avaliar quais as hard skills e soft skills iremos procurar para agregar na empresa:

  • Fazemos a análise do cargo e seus requisitos;
  • Verificamos se, no momento da nova seleção, precisamos de alguma outra competência;
  • Observamos o mercado e quais as principais tendências e desafios a serem enfrentados;
  • Alinhamos as mudanças com a nossa cultura e propósito de atuação.

Como desenvolver as hard skills e soft skills na sua equipe?

Depois de saber o que são as hard skills e soft skills e como elas podem ser identificadas, você também precisa saber como elas podem ser desenvolvidas e estimuladas no seu time.

Assim como o mercado muda e novas tendências surgem, a sua equipe também deve estar preparada para se adaptar a estas transformações e fazer com que a sua empresa alcance mais e melhores resultados.

Após identificar quais as hard skills e soft skills a serem desenvolvidas, você deve criar um plano de desenvolvimento individual para cada colaborador.

Dessa forma, a sua gestão vai poder considerar as necessidades de crescimento individuais de cada pessoa e evitar cair nos treinamentos, palestras e cursos generalizados, que todo o time precisa fazer e que geram pouco ou nenhum resultado.

Assim, você vai conseguir:

  • Identificar as dores de crescimento de cada pessoa;
  • Avaliar quais os pontos específicos a serem treinados;
  • Elaborar uma estrutura de capacitação e avaliação focada no colaborador.

Entender o que são e como desenvolver as hard skills e soft skills no seu time é fundamental para a definição de cargos, funções e estruturação de planos de crescimento e novas contratações para todo negócio.

E se você quer saber mais sobre como estruturar um time de alta performance, confira estes artigos:

One Reply to “Como desenvolver as hard skills e soft skills na sua agência?”

Deixe seu comentário: